Sociedade Meio Ambiente Apesar de alguns incidentes: Fim de ano calmo

Apesar de alguns incidentes: Fim de ano calmo

FIM+DO+ANO113.jpg
Porém, é de salientar que alguns poderão não ter dado largas à sua alegria numa medida de contenção da despesa.

As zonas de cimento das cidades de Maputo e Matola, o clima dominante foi de serenidade, ao ponto de em alguns locais de residência não parecer estar-se a celebrar o fim e o início de um ano.

Já nas nos bairros da periferia, como T3, Trevo, Liberdade e Zona Verde, na Matola, Polana-Caniço, Maxaquene, Chamanculo, Laulane, na capital, a transição de 2012 para 2013 foi vivida com grande excitação e euforia popular. Foi este o ambiente geral vivido nesta região.

 Pelo país fora, soubemos do nosso correspondente em Gaza que, pese embora na província se tenham registado cinco mortes na noite de transição, nos distritos de Bilene, Xai-Xai e Chókwè em resultado das descargas atmosféricas (relâmpago) que fustigaram aquela região, os festejos decorreram a contento.

A cidade de Inhambane de ano para ano regista uma avalanche sempre crescente de turistas nacionais e estrangeiros, a tal ponto que as infra-estruturas locais, por estas alturas, tornam-se insuficientes para atender a demanda.

É digno de realce que muitos visitantes acomodaram-se debaixo de árvores, dormiram em discotecas e exploraram tudo quanto é espaço alternativo a habitação, para repouso.

Enquanto isso, se por um lado houve uma grande animação dos beirenses e visitantes pela passagem de ano na Beira, por outro, é de lamentar a ocorrência de 15 acidentes de viação, que ceifaram a vida de cinco pessoas, incluindo uma criança.

Ainda na noite de transição, a cidade da Beira registou um óbito que resultou de afogamento na praia do Estoril, 24 casos de agressões físicas, contra cinco assinaladas nas festividades do Natal e cinco casos de queimaduras graves resultantes de mau uso do fogo de artifícios.

As praias da província de Nampula tiveram uma taxa bastante elevada de turistas oriundos de diversos pontos do país, que encontraram naqueles destinos as melhores condições de habitação e serviços de hotelaria. Porém, fontes da PRM revelam a morte de quatro pessoas durante a festa da transição do ano, sendo duas por intoxicação alcoólica e as restantes por ataque cardíaco e afogamento.

Na cidade de Quelimane, os cidadãos saíram à rua para saudar efusivamente a entrada do novo ano. Numerosas famílias “inundaram” por completo as principais artérias e a avenida marginal desta cidade.

Informações que nos chegam de Pemba, dão conta que a cadeia de praias ao longo da costa registou a maior enchente de todos os tempos. As condições logísticas, apesar de reforços, continuou exígua tendo em conta a procura.

Em Tete, muitas famílias, incluindo estrangeiros empregados nas mineradoras celebraram o momento de forma comedida e sem distúrbios na via pública, o que permitiu uma transição exemplar, sem registo de nenhum tipo de acidente de viação e nem entrada de casos graves, no Banco de Socorros local.

O director do Hospital Provincial de Tete, Baltazar José Maria, considerou ter sido a melhor transição do ano e nunca vista na província, em particular na cidade capital, onde também no seu sector não deram entrada casos como acidentes de viação, agressões físicas como resultado do excesso de consumo de bebidas alcoólicas.