Sociedade Xai-Xai prepara-se para quadra festiva

Xai-Xai prepara-se para quadra festiva

A capital provincial de Gaza, Xai-Xai, mesmo faltando cerca de um mês para as grandes festas do Natal e do Fim de Ano, está a conhecer um movimento desusado particularmente de estudantes e outros trabalhadores em pleno gozo de férias, bem como de vários turistas estrangeiros, especialmente oriundos da vizinha África do Sul.
Xai-Xai prepara-se para quadra festiva
A Avenida Samora Machel, que atravessa a Estrada Nacional N.º Um, ligando o país do sul a norte, muito cedo se apresenta incapaz de fazer face à demanda, devido à grande pressão que tem estado a sofrer nos últimos tempos, na sequência da subida galopante do parque de viaturas que usam aquela importante rodovia.

As casas de pasto, o Mercado Limpopo, um dos maiores centros de negócios na região sul do país, e actualmente um local que tem sido usado como um importante pólo turístico, começam a registar uma cada vez maior aglomeração de pessoas, ávidas em tirar o melhor proveito possível os seus momentos de lazer durante este período festivo.

Atentos a este movimento estão as autoridades policiais, que por estas ocasiões decidiram colocar no terreno uma maior presença policial, através de intervenções rotineiras de patrulhamento, particularmente nas zonas de maior afluência de pessoas, designadamente mercados, terminais dos transportes semi-colectivos de passageiros e em missões conjuntas com a Administração Marítima de Gaza, a corporação reforçou a sua presença física nas principais praias da província.

De acordo com Jeremias Langa, porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Gaza, em entrevista ao nosso Jornal, deu a conhecer que a sua corporação tem estado empenhado em garantir um final de ano tranquilo, tendo organizado uma série de encontros com as comunidades locais de forma a sensibilizá-las a colaborar no sentido de denunciarem prontamente qualquer situação anómala, que eventualmente possa concorrer para a alteração da ordem pública.

Recomendado para si:  CTA sequestro de empresário português e alerta para insegurança no país

“Gostaria de dizer ainda que no quadro dos esforços visando a criação de um ambiente são para estas festividades, decidimos igualmente envolver as Igrejas, para que estas possam usar da sua influência para fazer a passagem de mensagens visando uma cada vez moralização da sociedade, e respeito pelo próximo. Felizmente temos estado a receber respostas bastante encorajadoras que nos permitem afirmar com toda a segurança, que mais uma vez, os cidadãos em Gaza, irão pautar por uma conduta à altura da grande festa do Natal e do Fim de Ano”, disse Langa.

Por seu turno, Manuel Ngwenha, director provincial da Indústria e Comércio de Gaza, garantiu estarem a ser criadas as melhores condições possíveis de aprovisionamento de produtos para a quadra festiva, tendo para o efeito a sua instituição se reunido com os agentes económicos locais, para os sensibilizar no sentido de tudo fazer para que, à semelhança do que aconteceu no ano passado, não haja rotura de stocks.

“Estamos a monitorar a situação e para além de termos trabalhado com os comerciantes, estamos em contacto com os agricultores para que colaborem no sentido não só garantirem o nosso mercado, como também ao do Grande Maputo. Há uma total abertura e acreditamos que mais uma vez lograremos sucessos”, disse Ngwenha.

Enquanto isso, equipas multi-sectoriais ligadas à inspecção desdobram-se por todos os distritos de Gaza, tendo em vista a neutralização de eventuais situações de casos de especulação de preços e de venda de produtos que eventualmente possam estar fora do prazo.