Nacional Reassentados de Cateme recebem bicicletas

Reassentados de Cateme recebem bicicletas

Reassentados de Cateme recebem bicicletas
A Fundação Vale, da empresa mineradora Vale, iniciou, no passado dia 5 de Dezembro corrente, a distribuição de 750 bicicletas à população reassentada em Cateme, distrito de Moatize, para o seu uso como meio de transporte alternativo para as suas necessidades.

O primeiro lote de 100 velocípedes já foi entregue aos beneficiários e, de acordo com a Assessora de Imprensa da Vale, Esperança Macuvele, a maior parte das pessoas está enquadrada nos projectos da Fundação que visa o desenvolvimento sustentável das comunidades instaladas em Cateme, depois de retiradas das áreas operacionais da mineradora, no município da vila de Moatize, no âmbito do Programa Carvão de Moatize.

“A oferta enquadra-se num programa avaliado em cerca de 115 mil dólares e que visa melhorar as condições de mobilidade das famílias. Outros lotes de bicicletas serão distribuídos a partir de Janeiro de 2013 nas comunidades de Cateme e no bairro 25 de Setembro, zona de expansão do município da vila de Moatize” – explicou a nossa fonte.

De acordo com Esperança Macuvele, para evitar acidentes de viação ao longo das rodovias, os beneficiários, antes de receberem as bicicletas, beneficiam de uma formação intensiva dada pelos técnicos contratados pela Fundação Vale em matéria de prevenção de sinistros, condução defensiva e técnicas de manutenção e reparação daqueles meios circulantes a baixo custo.

Entretanto, para Joaquina Saranga, Directora Executiva da Fundação Vale, a expectativa da instituição é de ver as famílias reassentadas auxiliadas na sua locomoção às suas áreas de interesse como postos de trabalho, escolas, machambas, entre outros.

A Fundação Vale, cuja missão é promover o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento socioeconómico das comunidades moçambicanas, através da cooperação com entidades públicas, privadas e comunitárias, está desde o ano de 2011 a levar a cabo programas e projectos nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, actividades económicas, saneamento básico e infra-estruturas sociais e ambientais em vários pontos do país.

De salientar que, em resposta ao motim protagonizado pelos reassentados de Cateme, em Fevereiro do corrente ano, exigindo melhoria das condições de vida e habitacional, a Vale Moçambique, em coordenação com a empresa Electricidade de Moçambique, está a melhorar a qualidade da rede de distribuição de energia eléctrica àquela região do distrito mineiro de Moatize.

As obras de electrificação, avaliadas em 1,7 milhão de dólares, consistem no aumento da rede de distribuição por todas as ruas da povoação de Cateme, incluindo a facilitação da ligação entre as residências através da montagem de mais 800 novos postes que assegurarão 35 quilómetros de linhas de transmissão de energia eléctrica para o melhoramento do sistema de iluminação pública e domiciliária. A conclusão desta etapa está prevista para Fevereiro de 2013.