Alerta vermelho para a quadra festiva. Trata-se de seis jovens, da cidade do Maputo, que se encontravam em Xai-Xai para participar numa missão religiosa e três turistas que afogaram quando uma embarcação naufragou no Bilene.
Nove pessoas, maioritariamente jovens, morreram por afogamento nas praias de Xai-Xai e de Bilene, na província de Gaza, num espaço de 10 dias. Trata-se, primeiro, de seis jovens, da cidade do Maputo, que se encontravam em Gaza com o intuito de participar numa missão ecuménica (seminário de uma congregação religiosa), que perderam a vida no final da tarde do último dia 12 de Dezembro, quarta-feira, na Praia de Xai-Xai, vítimas de afogamento, num local vulgarmente tratado por “Praia Velha”, região restrita ao acesso de banhistas devido à profundidade das águas.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique, em Gaza, Jeremias Langa, disse tratar-se de quatro rapazes e duas meninas. Até ao sábado passado, dia em que alguns corpos foram enterrados em Maputo, haviam sido recuperados apenas quatro cadáveres e esforços ainda continuavam no sentido de recuperar as restantes vítimas.
Na segunda-feira passada, o afogamento aconteceu na Praia de Bilene, quando duas pessoas morreram e outra é dada como desaparecida, em consequência de um naufrágio ocorrido naquela zona, envolvendo uma embarcação turística.