Para além de campos de multiplicação de estacas de mandioca da variedade Nikuaha, e Badje, os associados de Chova Matropa possuem uma caixa de poupança. Dedicam-se também à criação de aves, plantação de cajueiros e uma indústria moageiro.
Entretanto na falta de um tractor, os associados de Chova Matropa pedem que lhes seja dada oportunidade de introduzir na produção agrária a animal em substituição da enxada de cabo curto.
Considerado um dos principais celeiros do distrito de Memba, a localidade 7 de Abril, com um mais de 15 mil habitantes, que maioritariamente se dedicam à agricultura, produzindo o suficiente para o seu consumo e para a comercialização.
Num outro desenvolvimento, José Paulo Assuate disse que as comunidades camponesas ali residentes têm se confrontado com algumas dificuldades na comercialização dos seus excedentes, devido ao encerramento dos estabelecimentos comerciais informais, aliado ao estado precário da via que liga aos centros de venda.