Os dados vêm contidos na edição 102 de “Índice das Actividades Económicas”, do Instituto Nacional de Estatística, recentemente divulgada, uma publicação que apresenta os principais resultados dos inquéritos mensais à economia iniciados em Janeiro de 2004. O objecto desta publicação é reportar o quadro geral da evolução no curto prazo de indicadores homogéneos do sector real da economia sob a forma de números índices estruturados segundo a Classificação das Actividades Económicas de Moçambique.
Ainda de acordo com o INE, apenas os sectores de Energia com 6,8 porcento e do Turismo com 0,3 porcento são os únicos que neste mês tiveram índices do volume de negócios positivos.
O Índice Global do Emprego registou uma subida de 0,7 porcento comparativamente ao mês de Agosto. Com excepção do índice do emprego para o sector do comércio que registou uma diminuição em 0,1 porcento com os sectores da Indústria com 3,4 porcento e de Outros Serviços com 0,1 porcento são os que registaram índices positivos relativamente ao mês anterior, enquanto que os sectores dos Transportes e do Turismo mantiveram-se estáveis.
Na publicação, o INE refere que o Índice de Remunerações do mês de Setembro de 2012 registou uma ligeira queda, situando-se em 0,1 porcento negativos comparativamente ao mês de Agosto. Contribuiu para este índice negativo a diminuição dos índices registados nos sectores do Comércio em 0,7 porcento e do Turismo em 0,1 porcento. Os sectores dos Transportes com 0,2 porcento, da Indústria com 0,1 porcento e dos Outros Serviços com 0,1 porcento são os que registaram uma subida relativamente ao mês de Agosto.
Comparando com o mês homólogo, isto é, Setembro de 2011, os índices globais de Setembro de 2012 registaram um aumento, significativo, de 12,6 porcento para o Volume de Negócios, 2,1 porcento para o índice de Emprego e 8,4 porcento para o índice de Remunerações.