Trata-se de Artemiza Cuna, residente no bairro Mudada, na periferia da cidade de Chibuto, que segundo relatou, tudo teria iniciado em plena cerimónia fúnebre da morte de um dos seus irmãos, quando de repente na tarde de domingo, começou a sentir alguma indisposição, indiciando dores pré-parto.
Dada à intensidade das dores, acabou trazendo ao mundo com a ajuda de familiares, o primeiro bebé, tendo logo a seguir sido conduzida para o Hospital Rural de Chibuto, onde acabou ficando internada durante cerca de uma semana.
Segundo ela, durante o período em que esteve internada em Chibuto, sentia algo estranho no seu organismo, tendo reportado o assunto ao pessoal médico em serviço.
A paciente, já no Hospital Provincial em Xai-Xai, na última segunda-feira, seria submetida a uma ecografia que determinou a ocorrência de uma gravidez extra-uterina, tendo sido extraído à cesariana um fecto vivo. Era assim, para surpresa de todos, o nascimento da segunda menina, com pouco mais de um quilo e 300 gramas, que misteriosamente conseguiu manter-se fora do útero da mãe, durante os nove meses de gravidez.
Informações facultadas pela equipa clínica que assistiu aquela paciente, dão conta de que mãe e seus dois bebés estarem livre de qualquer perigo e de boa saúde, devendo permanecer na maternidade do hospital de Xai-Xai, durante algum tempo para a realização de exames de rotina.
Entretanto, a gravidez ectópica, também chamada de gravidez extra-uterina, é aquela que acontece quando um ovo fecundado implanta-se fora do útero e o embrião se desenvolve nesse local. Na maioria das vezes, a implantação ocorre na trompa de falópio e sem tratamento, ela pode se romper, causando problemas sérios, podendo mesmo levar até a morte.
Raramente, acontece igualmente na parede abdominal, em alças intestinais, ou dentro de um ovário.
Além dos sintomas de uma gravidez normal, a ectópica pode apresentar hemorragia vaginal irregular, dor abdominal ou pélvica ou até mesmo as duas juntas, profunda durante o acto sexual.
De referir que caso haja uma ruptura da trompa a mulher poderá sentir uma excessiva dor no abdómen, assim como tonturas e por vezes podem mesmo ocorrer casos de desmaios.
A gravidez ectópica normalmente acontece quando um ovo fecundado reduz sua velocidade, ou é bloqueado de alguma maneira, enquanto faz sua viagem até o útero. Algumas das causas que contribuem para isto resultam quando o feto desenvolve-se na trompa.