Quatro mercados ganham novo visual

Pelo menos quatro mercados da capital do país, num total de 350 bancas, beneficiaram de obras de apetrechamento com recurso ao material retirado do Mercado Central ora em reabilitação.
Quatro mercados ganham novo visual

A informação foi dada a conhecer pelo director de Mercados e Feiras no Conselho Municipal de Maputo, Arnaldo Monteiro, avançando que perto de 700 bancas de mercados da capital poderão ver melhorada a sua imagem.

Segundo ele, o projecto surge da necessidade de aumentar a capacidade de acolhimento nas infra-estruturas já existentes e melhorar a actividade comercial, tendo já beneficiado os mercados de Luís Cabral, Vulcano e Missaveni e retalhista do Zimpeto.

“Trata-se de mercados cujas bancas já existiam. O que fizemos foi aproveitar o material de cobertura retirado aquando do incêndio no Mercado Central e das obras em curso para reaproveitar nestes espaços”, disse.

Para o mercado Luís Cabral prevê-se a requalificação de perto de 600 bancas, tendo já sido abrangidas 350. Já no mercado Vulcano, dois pavilhões terão sido abrangidos pelos trabalhos de apetrechamento.

“Temos ainda o que está a ser usado no mercado provisório, que prevemos que seja aplicado no retalhista do Zimpeto, num total de 300 bancas e no informal de Missavene, no bairro de Mavalane”, acrescentou.

Refira-se que a restauração do Mercado Central de Maputo está avaliada em 62 milhões de meticais, financiados pelo município e prevê-se o estabelecimento da mesma estrutura arquitectónica, a configuração dos portões de entrada e saída bem como da cor de pintura.