O comandante da Polícia Municipal da Cidade de Maputo, António Espada, disse, na conferência de imprensa convocada ontem pelas edilidades de Maputo e da Matola, que a sua corporação, em coordenação com a Polícia da República de Moçambique, não vai tolerar qualquer tentativa de agitação ou manifestação na próxima quinta-feira, na sequência da entrada em vigor das novas tarifas dos transportes públicos e semi-colectivos de passageiros.
Espada apelou ainda à população para se manter vigilante e denunciar os transportadores que continuarem a privilegiar o encurtamento de rotas.
Embora não tenha revelado o dispositivo de segurança montado para evitar manifestações na próxima quinta-feira, Espada garantiu que as forças da lei e ordem estavam prontas para agir em caso de agitação.
Assim, é de esperar uma presença reforçada da polícia na próxima quinta-feira nas vias de acesso, visando garantir que a entrada em vigor da nova tarifa decorra dentro da normalidade e se evitem focos de contestação ou de violência em Maputo e Matola.
Por outro lado, Espada apelou para que os automobilistas ou transportadores denunciem casos de tentativas de extorsão de dinheiro por parte dos agentes da Polícia Municipal.