De acordo com o vereador para a área dos Transportes, João Matlombe, o mesmo deverá funcionar por um período de três anos, pois o espaço foi cedido de forma temporária. “Com este parque vamos aliviar a problemática de estacionamentos na nossa cidade. Esperamos que os munícipes façam o respectivo uso, pois fizemo-lo pensando neles”, disse Matlombe.
Por cada hora paga-se 20Mt e 15Mt por cada hora subsequente. Dependendo dos utentes, a gestão do parque está aberta a assinar contratos e a negociar modalidades de pagamento para o estacionamento de viaturas de particulares ou de instituições.
Porém, apesar de ter entrado em funcionamento aquele empreendimento, ainda estão em curso obras de finalização. As mesmas consistem na pavimentação de toda a área, e este trabalho poderá durar até três semanas.
“Por causa da necessidade por este tipo de infra-estruturas pressionamos a empresa gestora a flexibilizar a adaptação deste lugar em parque, daí que estamos a inaugurar mesmo faltando por realizar acabamentos. Porém, há segurança para os automóveis que serão aqui parqueados”, garantiu o vereador.
Além daquele empreendimento, o município está a trabalhar com o sector privado para a disponibilização de novos espaços para este efeito. Um dos parques terá a capacidade para 3500 veículos e está a ser implantado junto às barreiras da Maxaquene. A autarquia contará ainda com mais dois parques na Av. 25 de Setembro, um dos quais no futuro prédio do Banco de Moçambique e outro na zona da antiga FACIM.