Sociedade Saúde Hospital provincial de Pemba tido como um dos melhores do país

Hospital provincial de Pemba tido como um dos melhores do país

O Hospital Provincial de Pemba acaba de ser classificado, pelo ministério de Saúde, como um dos melhores do país. Bom atendimento aos utentes, o melhoramento das condições de higiene, prevenção de infecções e redução da taxa de mortalidade pesaram para a pontuação, derrotando assim outras unidades sanitárias do mesmo nível, ou seja, da Beira, e Chimoio que também concorriam para o mesmo fim, cujos resultados foram anunciados recentemente numa cerimónia pública na cidade de Maputo.
 Hospital provincial de Pemba tido como um dos melhores do país

O prémio da distinção foi um diploma de mérito atribuído pelo ministério de tutela ao hospital provincial de Pemba e chegou, na passada segunda-feira, às mãos dos funcionários da considerada maior unidade sanitária de Cabo Delgado, através da directora provincial do ramo, Sãozinha Agostinho.

Para além do hospital provincial de Pemba, concorriam também os da Beira e Chimoio, tendo o da capital de Cabo Delgado ocupado o primeiro lugar, a mesma posição partilhada com o de Xai-Xai, província de Gaza.

Armando Meque, director clínico daquela unidade hospitalar, falando ao nosso jornal, após a cerimónia de entrega do diploma, acrescentou que no passado, o de Pemba havia ocupado o terceiro lugar, o que permitiu que incrementasse o cumprimento dos requisitos em avaliação, tais como, a limpeza, bom atendimento e empenho de todo pessoal ali afecto.

Meque fez saber ainda ao nosso jornal, que muita coisa melhorou naquele hospital desde o ano passado referindo que recentemente aquela unidade sanitária ressentia-se da falta de água potável, situação que não permitia uma limpeza eficaz, apesar dos esforços empreendidos pelo pessoal serventuário e não só.

“Já não temos este problema, conseguimos ultrapassar porque houve um incremento no abastecimento de água como sabe, sem água é difícil manter limpo o hospital. No que tange ao atendimento aos utentes, sempre temos lutado para servirmos de melhor forma a todas as pessoas que procuram todos serviços aqui prestados, por esta razão, digo com toda força que ganhamos por mérito o prémio”- referiu Meque.
O diploma foi entregue aos funcionários do hospital provincial de Pemba um acto orientado pela respectiva directora provincial, Sãozinha Agostinho que dedicou o galardão aos utentes daquela unidade hospital e a todo pessoal de saúde que ali trabalha. Segundo a directora, não fosse o empenho destes não seria possível a distinção.

“Até ao servente que todos os dias limpa o nosso hospital também temos que dedicar este prémio e porquê não, também, ao utente que por sua vez contribui para a existência do hospital porque se existe a infra-estrutura é porque existe a quem temos que servir, então se a satisfação no atendimento for eficiente e atenciosa sempre seremos galardoados”- considerou o director clínico do hospital provincial de Pemba, Armando Meque.