Trata-se do Hotel “Park Inn” de Tete, resultado de um investimento na ordem de 25 milhões de dólares americanos, propriedade da CR Holding, com um total de 117 quartos incluindo uma suite presidencial, restaurante bar, piscina exterior, uma sala de conferência divisível por três com uma área de 50 metros para cada uma.
O hotel, situado a três quilómetros do aeroporto internacional e a cinco do centro da cidade, está perto do Corredor de Tete, que estabelece a ligação com o Zimbabwe, Zâmbia e Malawi. No que tange a mão-de-obra, a nova unidade empregará pouco mais de 90 trabalhadores, sendo a maioria os nativos.
Discursando na ocasião, Guebuza disse que a inauguração oficial e entrada em funcionamento daquele empreendimento se enquadra na política do governo, consubstanciada na Política Nacional do Turismo e na Estratégia da sua implementação que preconizam o turismo como um dos princípios para o desenvolvimento.
“Tete, esta bela e hospitaleira província, agiganta-se como um exemplo da forma como a exploração dos recursos naturais tem um impacto catalisador directo noutros sectores da vida social e económica do país”, disse o presidente apontando, a título de exemplo, que empreendimento se ergue num local onde antes se divisavam apenas arbustos de estepe e ruminantes, deambulando em pasto livre.
Guebuza falou de actividades que o governo está a realizar para estimular o turismo no país, entre elas a construção e reabilitação de infra-estruturas hoteleiras; a formação técnico-profissional do pessoal; e o incentivo às iniciativas do sector privado.
Ainda no âmbito do desenvolvimento do turismo, foi elaborada a Lei de Investimentos, que possibilitou a concretização de um código de benefícios fiscais que estimula, mais ainda, novos investimentos na área do turismo e indústrias afins.
Em resultado dessas múltiplas intervenções, o sector do turismo, segundo o estadista moçambicano tem vindo a registar, de ano para ano, um crescimento considerável, com impacto significativo na economia nacional e na luta contra a pobreza.
“A nossa oferta hoteleira tem igualmente vindo a melhorar. Graças à Estratégia dos Recursos Humanos para o sector do turismo que resultou na abertura de mais cursos de formação, incluindo os de curta duração, existem hoje mais e melhores profissionais a trabalhar no sector”, disse o presidente.
O turismo no país tem estado a dar mostras de resiliência face aos impactos deste fenómeno e é prova disso o facto, segundo Guebuza, de um pouco por todo o lado, novos estabelecimentos estarem a abrir.
Com efeito, a capacidade em camas, ou seja, o número de lugares disponíveis nos quartos das unidades de alojamento para pernoita dos hóspedes, subiu consideravelmente. De 15. 740 camas, no ano 2006, o país passou para 38.460, em 2011.
Esta relação, segundo o residente, mostra que o país registou um crescimento da oferta de alojamento acima do dobro.
Desta feita, segundo o Chefe de Estado, é necessário que continuar a apostar na qualidade, através da implementação de uma gestão moderna e mais eficaz dos recursos humanos, materiais e patrimoniais.
O presidente do Grupo Carlson Rezidor, Amiro Raugy, disse, por seu turno, que a CR Holding para além dos grandes empreendimentos imobiliários, comerciais e residenciais está a iniciar a construção do primeiro grande centro comercial da região centro do país, Tete Shopping Centre.
Trata-se, segundo a fonte, de um projecto desenhado de raiz e concebido a escala internacional, situado a escassos metros do Park Inn Tete e espera-se que venha comprovar o dinamismo do grupo na região.