Sociedade Criminalidade Excesso de velocidade gera sangue e luto nas estradas nacionais

Excesso de velocidade gera sangue e luto nas estradas nacionais

Excesso de velocidade gera sangue e luto nas estradas nacionais

O excesso de velocidade continua a ser uma das principais causas de sinistralidade rodoviária no país, segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM). Só na semana de 17 a 23 de Novembro prestes a findar, houve 42 acidentes, dos quais 15 ceifaram a vida de 27 pessoas, contra 30 mortos no mesmo período de 2011.

Dados fornecidos à Imprensa pelo Comando-Geral da PRM, esta terça-feira (27), indicam que embora o número de incidentes ocorridos na semana em análise seja inferior ao verificado no mesmo período ano passado, em que houve 48 acidentes, a preocupação é maior porque persiste a negligência na via pública, alguns os automobilistas, não poucos, não observam as regras de trânsito.

Os referidos acidentes tiveram como consequência 22 feridos graves, contra 34 do ano transacto, e 97 ligeiros, contra 25 de igual período comparativo.

No que concerne à prevenção e combate aos acidentes de viação, a Polícia fiscalizou 23.569 viaturas e puniu 4.524 automobilistas por violação das regras de trânsito. Apreendeu 244 livretes por causa de várias infracções ao Código da Estrada; apreendeu 47 veículos por diversas irregularidades; 46 condutores foram multados por conduzirem sob efeito de álcool e 13 indivíduos detidos por condução ilegal.

Concorreram para a sinistralidade rodoviária 15 casos de excesso de velocidade, seis situações de prioridade, cinco por ultrapassagem irregular, quatro por cruzamento irregular, um caso relacionado com o mau posicionamento de passageiro, eficiências mecânicas das viaturas, má travessia de peões, dentre outras.