Segundo a Polícia local, eles foram neutralizados no distrito de Rapale, na estação dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), depois de uma acção fracassada de burla a um vendedor ambulante de favos de ovos.
Quando se aperceberam de que o vendedor estava a desconfiar da legalidade da nota introduziram-se num comboio que tinha como destino a cidade de Nampula.
O vendedor embarcou na mesma locomotiva e chegados ao local, ele denunciou o caso à Polícia. Esta conseguiu deter os supostos contracfatores.
O assessor de imprensa no Comando Provincial da PRM em Nampula, Miguel Bartolomeu, disse que para além do dinheiro contrafeito, os dois indivíduos foram encontrados na posse de suruma já preparada para o consumo.
Não se descarta a hipótese de eles pertencerem a um grupo de malfeitores que se dedicam à falsificação de dinheiro naquela zona do país.
Outros dados indicam que ainda em Nampula, no bairro de Carrupeia, periferia da urbe, um cidadão teria usado dinheiro falso para pagar as suas contas numa barraca.
Enquanto isso, Miguel Bartolomeu disse que na semana de 27 de Outubro a 2 de Novembro a Polícia tomou conhecimento e interveio em quatro casos criminais, contra três de igual período do ano passado.