Sociedade Criminalidade Cidadãos detidos em Maputo e na Zambézia por porte ilegal de armas

Cidadãos detidos em Maputo e na Zambézia por porte ilegal de armas

Cidadãos detidos em Maputo e na Zambézia por porte ilegal de armas

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve, na cidade de Maputo, Sul de Moçambique, um cidadão nacional de nome Isaac, de 29 anos de idade, indiciado de porte ilegal de arma de fogo. Outros dois indivíduos estão detidos na província da Zambézia, Centro de Moçambique, implicados no mesmo tipo de crime.

Segundo a Polícia, Isaac foi encontrado na posse de uma arma do tipo pistola marca Star, número 02540, com duas munições no carregador. A mesma foi recuperada graças a denúncias populares.

No outro caso idêntico, registado na Zambézia, os indiciados são Manuel e Marcelino, de 23 e 24 anos de idade respectivamente, residentes no distrito de Gurué. Foram encontrados na posse de uma pistola de marca Berreta, número 17145, com cinco munições.

Relativamente à situação criminal do país, na semana de 17 a 23 de Novembro prestes a findar, foram registados 119 casos, contra 142 de igual período do ano passado, dos quais 94 esclarecidos, o que correspondendo a uma resposta policial na ordem dos 82 por cento.

Recomendado para si:  Cabo Delgado à beira de novo recorde de violência, alertam as Nações Unidas

Recolheram aos calabouços 128 indivíduos indiciados do cometimento de diversos crimes, dos quais 66 incidiram contra propriedade; 48 contra pessoas e 12 contra ordem, segurança e tranquilidade públicas.

A Polícia deteve igualmente 1.098 violadores de fronteira, sendo 601 moçambicanos que tentavam atravessar a fronteira para República da África do Sul e Malawi. Constam ainda 220 malawianos, 171 zimbabweanos, 93 tanzanianos, 13 zambianos e outros 11 imigrantes ilegais.