Economia Avaria e aumento de procura pressionam preço de cimento

Avaria e aumento de procura pressionam preço de cimento

O Ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, disse que a subida do preço de cimento em Moçambique se deve a uma avaria registada numa das seis fábricas existentes no país.
Avaria e aumento de procura pressionam preço de cimento

Esta justificação do ministro resulta das questões apresentadas pela Renamo, sobre as razões que levaram o preço do saco de 50 quilogramas de cimento a ser comercializado a 250 meticais, havendo zonas em que é vendido a 600 meticais.

“A produção global do cimento nacional tem vindo a crescer, tendo atingido o pico no mês de Agosto de 2012 de cerca de 147.929 toneladas. No entanto, no mês de Setembro registou um decrescimento de 15,3 por cento em relação ao mês anterior ao passar para 125.291 toneladas”, disse o governante.

Inroga explica que, além da referida avaria, o país também registou uma redução na importação de cimento devido à subida dos preços no mercado internacional.

Com efeito, de Agosto a Setembro, as importações de cimento baixaram em 44,7 por cento, tendo passado de 39.155 toneladas para 21.671 toneladas.

Segundo o ministro, o aumento da procura acentua-se nas regiões centro e norte do país causado principalmente pela realização de grandes projectos de infra-estruturas, como são os casos da ponte sobre o rio Zambeze, estradas nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, do Aeroporto Internacional de Nacala, entre outros.

Esta situação obriga as fábricas a priorizarem o fornecimento de cimento aos projectos para garantir a sua continuidade, restando pequenas quantidades para a rede comercial.

Contudo, Inroga disse haver várias medidas que visam atenuar a escassez de cimento no mercado nacional, entre as quais o aumento da capacidade de produção das fábricas.

Actualmente decorre na zona centro a montagem de um novo moinho com capacidade de produzir 500 mil toneladas por ano, cujo arranque está previsto para Junho do próximo ano, elevando a capacidade instalada para 740 mil toneladas por ano.

Além disso, prevê-se uma subida na importação de cimento, com a chegada de 54 mil toneladas de cimento no país, das quais cinco mil para a zona sul, 18.500 toneladas para a zona centro e 30.500 para a zona norte. Desta quantidade, já estão no país cerca de 18 mil toneladas.

O Governo também pretende promover a atracção de mais investidores para a implementação de projectos de novas fábricas, bem como a inspecção periódica dos locais onde a procura do cimento determina o aumento dos preços, entre outras medidas.