Sociedade Criminalidade “Anacatana” voltam a aterrorizar Pemba

“Anacatana” voltam a aterrorizar Pemba

Assaltantes munidos de armas brancas, mais conhecidos por “Anacatana” o mesmo que dizer portadores de catanas, voltam a aterrorizar a cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, depois de uma relativa calma que dominou os últimos meses, que foram caracterizados por intensificação de patrulhamento levado a cabo pela Polícia da República de Moçambique, na altura de realização do X Congresso da Frelimo em Setembro passado.
“Anacatana” voltam a aterrorizar Pemba

Os criminosos introduzem-se nas residências onde retiram electrodomésticos e outros bens, para além de assaltar pessoas em plena via pública, uma acção que normalmente é desencadeada na calada da noite nos diversos bairros de Pemba. Há dias, um grupo de larápios arrombou os escritórios de uma empresa madeireira, tendo-se apoderado de 1.000 dólares em dinheiro, computadores e outros bens, depois de amarrarem o guarda que guarnecia o local.

A porta-voz do comando provincial da Polícia da República de Moçambique, Malva Brito, reconheceu o recrudescimento da criminalidade na cidade de Pemba, afirmando que a sua corporação está no encalço dos malfeitores.

“Já neutralizamos dois dos seis que faziam parte da quadrilha que arrombou e roubou na empresa chinesa e há fortes suspeitas de ser a mesma quadrilha que, na semana passada, roubou cerca de 650 mil meticais na fábrica de farinha e assaltaram na via pública uma cidadã chinesa”-referiu Malva Brito.

A nossa fonte revelou ainda que foi já neutralizado o indivíduo que em Setembro último agrediu um cidadão tailandês na cidade de Montepuez, que mais tarde viria perder a vida em Pemba, onde se encontrava a receber tratamento hospitalar.

Recomendado para si:  Nacala: Agente da PRM detido por envolvimento em assaltos

 “O autor é um cidadão gambiano, que na companhia de mais outros seus comparsas ainda à monte, agrediram e roubaram 630 mil meticais. Ele está detido e temos pistas que vão nos conduzir a neutralização dos outros, que continuam fugitivos”- garantiu Malva.

Enquanto isso, um cidadão de nacionalidade italiana perdeu a vida na última quinta-feira, na cidade de Pemba, em circunstâncias consideradas estranhas. Uma fonte do Noticias disse que o finado terá se sentido mal depois de ter tomado uma refeição na companhia de compatriotas seus num dos frequentados restaurantes da urbe para instantes depois vir a morrer na residência, onde se encontrava hospedado.

Sobre este assunto, a porta-voz da PRM disse não ter recebido ainda essa ocorrência. O referido cidadão italiano, ora falecido, era responsável de uma empresa ligada a logística de uma outra que opera na área de hidrocarbonetos e se deslocara a Pemba para fiscalizar o andamento das actividades da sua firma, tarefa que não chegou a cumprir.

Entretanto, um caçador furtivo que desencadeava o abate desenfreado de animais de diferentes espécies no Parque Nacional das Quirimbas encontra-se detido na cadeia de máxima segurança, vulgo BO, segundo deu ainda a conhecer Malva Brito. De acordo ainda com a nossa fonte, o referido indivíduo foi neutralizado na posse de uma arma de tipo AKM e 346 munições.