Sociedade Criminalidade Magia negra mata quatro pessoas da mesma família em Nampula

Magia negra mata quatro pessoas da mesma família em Nampula

Jornal+de+Mo%C3%A7ambique.jpg

Quatro pessoas da mesma família residentes no bairro de Murrapaniua, cidade de Nampula, morreram, semana passada, vítimas de um tratamento supersticioso feito por um curandeiro natural do Posto Administrativo de Namina, distrito de Mecuburi, província de Nampula.

O episódio começou quando um membro da referida família, identificado pelo nome de Rafael Paulino, de 32 anos de idade, natural de Alto-Ligonha, decidiu contratar um médico tradicional para ajudar-lhe a identificar um parente que supostamente recorria ao obscurantismo para matar os outros membros.

O curandeiro, depois de ter sido colocado a par do problema garantiu ao seu “paciente” que tinha solução, mas para tal era preciso que os outros membros da família estivessem presentes. Chegada a hora de proceder ao tratamento, puxou uma sacola, da qual tirou algum milho e pilou-o.

De seguida, obrigou a todos que tomassem para posteriormente consumirem uma farinha e água de cuja proveniência só ele tinha conhecimento.

A primeira vítima desta acção foi um idoso de 80 anos de idade que perdeu a vida instantaneamente.

Duas horas depois, mais três pessoas morreram. Horas depois, foram no total,  12 pessoas evacuadas para o Hospital Central de Nampula, onde encontram-se sob observação médica.

Em declarações à polícia, o médico tradicional ora detido na primeira esquadra da PRM em Nampula disse que as autoridades policiais foram precipitadas em algemá-lo porque ainda podia virar os efeitos da magia para não causar os danos humanos que ocorreram.

Na mesma instância, o indivíduo foi levado (num processo de escolta) para a zona onde aconteceu o incidente, no sentido de refazer a sua magia. O médico explicou que as pessoas internadas estariam livres de qualquer perigo de morte.

Mas as informações do Ministério Público indicam que a procuradoria provincial nesta região do país decidiu autorizar a detenção do suposto médico tradicional, embora seja portador do cartão da AMETRAMO que lhe permite o exercício da sua actividade na província de Nampula.

As autoridades policiais a nível da província de Nampula afirmam a ocorrência do caso e explicam que a PRM fez o seu trabalho.

Polícia recupera bens roubados

O assessor de imprensa no comando provincial da PRM em Nampula, Miguel Bartolomeu, disse que 11 pessoas foram detidas nas diversas sub-unidades policiais em conexão com dez casos criminais contra propriedade e contra pessoas.

Nas mãos dos malfeitores foram recuperados diversos bens com destaque para uma motorizada, dois congeladores, quatro telemóveis, 12 chapas de zinco, 55 artigos de utilidade doméstica, entre outro material que, neste momento, uma parte foi entregue aos legítimos proprietários.

Importa referir que no dia 27 do mês corrente duas pessoas foram encontradas mortas na linha férrea.

Suspeita-se que as vítimas tenham sido trucidadas pelo comboio que, presumivelmente, tenha passado por volta das zero horas. Mas as testemunhas oculares suspeitam que tenham sido alvos de espancamentos devido às ranhuras que apresentavam nas faces.