“É sempre um prazer passar um tempo com Madiba (apelido pelo qual Mandela é conhecido na África do Sul), e lhe pus a par da situação no país. É um prazer vê-lo de tão bom humor e relaxado”, disse Zuma, informa nesta quarta-feira a imprensa sul-africana.
“Posso lhes assegurar que está confortável e em muito bom estado de saúde”, ressaltou o actual presidente.
Zuma visitou Mandela na sua residência de Qunu, cidade onde o ex-presidente passou a sua infância e onde se encontra retirado da vida pública. Mandela mudou-se pouco antes de completar 93 anos e só deixou a sua residência nessa cidade para submeter-se a revisões médicas.
O ex-presidente foi transferido no último mês de Fevereiro a um hospital próximo a Johanesburgo, onde realizou uma laparoscopia devido a uma dor abdominal. Internado duas vezes em menos de um ano, Mandela permanece sob rigorosa vigilância médica.
O carismático ex-governante tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994 após o fim do apartheid, regime de segregação racial imposto pela minoria branca sul-africana, que lhe encarcerou durante 27 anos.
Mandela dedicou a sua vida à luta pela democracia e igualdade racial na África do Sul, o que lhe valeu em 1993 o Prêmio Nobel da Paz, que recebeu juntamente com o então presidente sul-africano, Frederik Willem de Klerk.
RM