Internacional Mundo Ataque a residência de estudantes na Nigéria causa 26 mortos

Ataque a residência de estudantes na Nigéria causa 26 mortos

Homens armados atacaram nesta terça-feira uma residência estudantil em Mubi, no Nordeste da Nigéria, provocando a morte a pelo menos 26 pessoas, a maioria estudantes.
O ataque ocorreu junto ao instituto politécnico federal em Mubi

Pouco após o ataque não tinha sido ainda confirmado o número de mortos, mas um responsável dos serviços de emergência citado pela AFP, que pediu para não ser identificado, garantiu que “há 26 mortos confirmados” e que “15 pessoas foram transportadas para o hospital”.

Um responsável da Cruz Vermelha tinha adiantado à agência francesa que “pelo menos dez pessoas morreram”, mas um porta-voz do instituto politécnico que fica junto à residência estudantil confirmou à Reuters que pelo menos 26 estudantes morreram no ataque e também a BBC adiantou “mais de 20 mortos” com base em relatos da polícia.

O ataque ocorreu na residência de estudantes junto ao instituto politécnico de Mubi. “Vários homens armados entraram e começaram a disparar”, contou à AFP Abdulkarim Bello, responsável da Cruz Vermelha local, enquanto uma fonte governamental confirmou à agência francesa que os disparos causaram “muitos mortos”.

Um residente que pediu para não ser identificado disse à BBC que homens armados entraram no hall da residência universitária pouco antes da meia-noite, ordenaram aos estudantes que entrassem nos seus quartos e se identificassem. Alguns foram mortos a tiros, adiantou, outros foram esfaqueados. “Todos ficaram aterrorizados.”

Recomendado para si:  Supremo de Israel bloqueia tentativa do Governo de Destituir Procuradora-Geral Gali Baharav-Miara

As autoridades decretaram recolher obrigatório na cidade e a universidade foi temporariamente encerrada.

Membros das forças de segurança e dos serviços de emergência acorreram ao local do ataque, que ainda não foi reivindicado. A residência universitária fica na região de Adamawa, onde já ocorreram vários ataques atribuídos ao grupo islamista Boko Haram.

Algumas das vítimas eram candidatos à eleição para uma associação estudantil, adiantou a AFP, desconhecendo-se se isso terá estado na origem do ataque. Sabe-se, no entanto, que na semana passada as forças armadas da Nigéria anunciaram ter morto um líder do Boko Haram e detido cerca de 150 alegados membros do grupo.

Mubi fica próximo de Maiduguri, uma cidade no estado de Borno que é considerado um bastião do grupo Boko Haram, acusado pela organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch de ser responsável pela morte de mais de 1400 pessoas desde 2010.

Público