Director do HCM anuncia solução paliativa e critica fornecedor

O director-geral do Hospital Central de Maputo (HCM) reconheceu que a avaria das máquinas de radiografia é um problema crónico, no entanto, disse já haver uma solução. Trata-se de uma solução paliativa, uma vez que a direcção do HCM está a levar a cabo um plano de alocação de novas máquinas.

“Mais tardar, até próxima semana, teremos equipamento a funcionar. Mas temos de salientar que é uma solução paliativa, porque uma solução definitiva passa pela aquisição de novos equipamentos”, esclarece João Fumane, adiantando que o novo equipamento, necessário para responder à demanda, pode custar entre 20 e 22 milhões de meticais. Trata-se de equipamento da antiga geração, menos moderno.

“Se for equipamento actualizado, mais moderno, custar-nos-ia entre 28 e 30 milhões de meticais”.

Segundo Fumane, o HCM está a enfrentar dois fenómenos, nomeadamente o de TAC e o da radiologia.

Em relação ao primeiro caso, Fumane contou que as máquinas já deviam estar reparadas, porque, nos meados de Junho, o HCM assumiu “todos os compromissos necessários” com a empresa fornecedora do equipamento para a reparação das máquinas. Trata-se da Siemens, agência que trabalhava na manutenção das máquinas, que decidiu não importar equipamento devido a uma dívida do HCM de cerca de cinco milhões de meticais, de 2010.

“Chegaram até a avançar datas para a chegada do equipamento, mas não aconteceu. Apercebendo-se da demora, nós contactámos a direcção central da empresa na África do Sul para entendermos a razão da demora. Fomos saber que nada tinha sido processado ainda”, revelou Fumane, lamentando o facto da empresa não ter conseguido criar uma linha de diálogo para a solução da demora do equipamento.

“Acho que se há problemas quaisquer, as duas instituições deviam ter aberto um canal de comunicação, e não pautar pelo silêncio.”

Em relação à radiologia, Fumane disse que o problema é também o mesmo: avaria de equipamento por obsolência. É que das 13 máquinas existentes, apenas uma é que funciona sem interrupção e a outra parcialmente.