Politica Partido Frelimo abusa dos recursos do Estado em Nampula

Partido Frelimo abusa dos recursos do Estado em Nampula

partido Frelimo
O partido Frelimo realizou no último fim-de-semana em todo o país a conferência provincial dos seus quadros tendo em vista o X Congresso da formação política, bem como a eleição de membros para os comités provincial e central. Em Nampula o evento caracterizou-se pelo uso de meios do Estado, sendo os mais visíveis os meios circulantes. Nenhuma autoridade do Estado se movimentou para impor a legalidade.
Na noite da última sexta-feira, desembarcou no aeroporto internacional de Nampula, Aires Ali, chefe da Brigada Central da Frelimo para a província de Nampula e, para a sua recepção foram mobilizadas viaturas das diversas instituições do Estado, dos diversos departamentos do governo provincial de Nampula.
Embora se trate de participar numa reunião do seu partido Frelimo e Aires Ali esteja em Nampula para dirigir actividades particulares dessa organização privada ainda que o governo seja por ela formado, este cidadão está a usufruir de meios que o Estado põe ao dispor do primeiro-ministro, cargo que ocupa. Desta forma o Estado, isto é todos os cidadãos estão a suportar com os seus impostos actividades de uma organização de direito privado. Os meios do Estado estão a usados para fins partidários, beneficiando de recursos pagos pelo Orçamento do Estado em que cerca de 50% resulta de contribuições de outros estados que dessa forma acabam tornando-se cúmplices da delapidação do erário público moçambicano para benefício de uma organização de direito privado.

O Canalmoz esteve no aeroporto internacional de Nampula e registou as viaturas mobilizadas, desde o carro protocolar afecto ao governador de Nampula, secretário permanente provincial, directores provinciais, chefes de departamento, presidentes municipais e outras figuras de praxe na nomenklatura governativa provincial. Todos esses meios do Estado estão mobilizados para a reunião do partido Frelimo preparatória do seu X Congresso.

Sobre a conferência do partido Frelimo

Na conferência provincial do partido Frelimo em Nampula, segundo Aires Ali, foram tomados em consideração o estágio de desenvolvimento da província do ponto de vista económico, social e político. Este quadro da comissão política do partido Frelimo considera que a província de Nampula está em franco desenvolvimento, mas com muitos desafios ainda pela frente. Socorreu-se do que chama “boom” de investimento internacional e privado que vem se registando na Zona Económica Especial de Nacala para justificar a sua opinião.

Recorde-se que a província de Nampula para além de ser o maior círculo eleitoral do país, também é a província mais populosa e nela a prestação dos serviços básicos pelo Governo ainda está muito aquém das necessidades dos cidadãos. O governo tem, contudo, amiudadamente justificado que não tem dinheiro para fazer melhor, mas os recursos não faltam nesta reunião partidária em que Aires Ali se está a servir de meios que alega não ter quando está em funções de primeiro-ministro e se trata de melhorar a vida dos cidadãos.
As vias de acesso, o acesso à educação e serviços de saúde ainda são uma utopia em algumas zonas desta província.

De quase todas as zonas potencialmente agrícolas chegam relatos da falta de vias de acesso para o escoamento de produtos agrícolas, mas o Governo nada faz para reverter o cenário.