Um audacioso assalto a um banco na cidade de Gelsenkirchen resultou na perda de aproximadamente 30 milhões de euros (equivalente a R$ 195 milhões), tornando-se um dos maiores roubos a banco registados na Alemanha desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
De acordo com informações da polícia, os ladrões invadiram o cofre do banco Sparkasse, tendo conseguido aceder à câmara forte a partir de uma sala de arquivos subterrânea localizada em um prédio-garagem adjacente. Após atravessarem várias portas, os criminosos utilizaram uma potente furadeira para perfurar uma parede e chegar à câmara forte.
O roubo envolveu o arrombamento de mais de 3 mil cofres, afectando mais de 2.500 clientes. As autoridades destacaram que a operação foi realizada de forma altamente profissional, sugerindo um planeamento meticuloso, conhecimento interno e grande determinação por parte dos criminosos. Um porta-voz da polícia comparou a ação a um enredo de filme, citando “Onze Homens e Um Segredo”, no qual uma gangue planeia um roubo a três casinos de Las Vegas simultaneamente.
Os investigadores acreditam que os ladrões passaram a maior parte do fim-de-semana dentro da câmara forte, arrombando os cofres alugados pelos clientes. “Deve ter sido necessário muito conhecimento prévio e/ou uma intensa energia criminosa para planear e executar esta operação”, afirmou o porta-voz à agência de notícias AFP.
As investigações continuam em curso para identificar os responsáveis por este audacioso crime.

















