Destaque Cabo Verde e Angola obrigados a caução de até 15 mil dólares...

Cabo Verde e Angola obrigados a caução de até 15 mil dólares para vistos dos EUA

A partir de 21 de Janeiro, os cidadãos que viajam com passaporte de Cabo Verde ou Angola para os Estados Unidos, seja para negócios ou turismo, terão de prestar uma caução que pode chegar a 15.000 dólares. 

A informação foi divulgada pela administração norte-americana, que actualizou a sua lista de países que integram esta nova exigência.

Angola e Cabo Verde passam a integrar uma lista, actualizada na terça-feira nas páginas oficiais (travel.state.gov), que integra agora 38 estados e que já incluía a Guiné-Bissau desde 01 de Janeiro e São Tomé e Príncipe desde 23 de Outubro de 2025. A embaixada dos EUA na Praia explicou que todos os cidadãos cabo-verdianos que solicitem um visto B1/B2 deverão cumprir com a caução, independentemente do local onde apresentem o pedido.

Os Estados Unidos consideram esta exigência uma forma eficaz de garantir que os cidadãos dos países visados não ultrapassem o prazo de permanência autorizado pelo visto. As cauções poderão variar entre 5.000 e 15.000 dólares, conforme cada caso.

Recomendado para si:  Menina de 7 anos resgatada dos escombros após desabamento no Rio de Janeiro

Esta decisão resulta de uma série de medidas implementadas pela administração do presidente Donald Trump, que também incluiu a obrigatoriedade de entrevistas presenciais para todos os cidadãos dos países sujeitos a visto. Além disso, a administração já havia ordenado a proibição total de entrada nos EUA para cidadãos de diversos países, incluindo Afeganistão, Eritreia e Sudão do Sul.

Os impactos desta nova legislação serão observados com atenção, especialmente por Cabo Verde, que se prepara para participar pela primeira vez no Mundial de Futebol nos Estados Unidos este ano.

Destaques da semana