Internacional Agricultores protestam contra acordo Mercosul junto ao Parlamento Europeu

Agricultores protestam contra acordo Mercosul junto ao Parlamento Europeu

Centenas de agricultores da União Europeia (UE) reuniram-se hoje nas proximidades do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com a intenção de pressionar os eurodeputados antes da votação sobre a remessa do acordo comercial com o Mercosul ao Tribunal de Justiça. 

A manifestação ocorre no contexto de crescente descontentamento com o pacto, cuja assinatura teve lugar no Paraguai há três dias.

A mobilização foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos de Explorações Agrícolas (FNSEA) da França, que já havia manifestado a sua oposição ao acordo em Paris, utilizando mais de 300 tractores em locais simbólicos. A FNSEA espera hoje reunir até 700 tractores e 4.000 manifestantes em Estrasburgo. A Confederação dos Agricultores de Portugal também se fez representar em Bruxelas, participando solidariamente no protesto.

O presidente da FNSEA, Arnaud Rousseau, destacou a necessidade de tratar o acordo com o Mercosul com a seriedade que merece, mencionando os riscos legais, a falta de reciprocidade e a pressão sobre os preços que o pacto pode impor aos agricultores europeus.

Em resposta à onda de protesto, as autoridades reforçaram a presença policial na área para garantir a segurança durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, que começou na segunda-feira. A votação sobre o pedido para enviar o texto do acordo ao Tribunal de Justiça da União Europeia está prevista para quarta-feira. O objectivo é que o tribunal avalie a compatibilidade do acordo com os tratados europeus e, caso o parecer seja desfavorável, que se possam propor alterações.

Recomendado para si:  Ex-ministra da Nigéria acusada de gastar milhões de euros provenientes de subornos

A ministra da Agricultura francesa, Annie Genevard, afirmou que é fundamental que os agricultores estejam presentes em Estrasburgo para influenciar a decisão dos eurodeputados.

Destaques da semana