A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk revelou que o medicamento anti-obesidade GLP-1, conhecido pelo nome de Wegovy, recebeu autorização da agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para ser administrado na forma de comprimidos.
Em comunicado oficial, Mike Doustdar, presidente e director-executivo da Novo Nordisk, salientou que “com a aprovação de hoje da pílula de Wegovy, os pacientes contarão com um comprimido prático de uma dose diária que pode ajudá-los a perder tanto peso quanto a injecção original de Wegovy”.
Esta nova forma de apresentação do fármaco promete facilitar o acesso de mais cidadãos americanos a tratamentos destinados à perda de peso, considerados inovadores por muitos especialistas na área da saúde. Os agonistas de GLP-1, uma nova geração de fármacos supressores do apetite, têm-se tornado bastante solicitados nos últimos anos, sendo conhecidos pelos nomes comerciais Ozempic, Wegovy e Mounjaro.
Estes medicamentos surgiram inicialmente como tratamentos para a diabetes, mas têm recentemente sido amplamente utilizados para a redução de peso. A introdução do comprimido visa eliminar a necessidade de injecções regulares, o que poderá tornar o tratamento mais acessível e conveniente, uma vez que os métodos anteriores exigiam refrigeração e podiam apresentar custos elevados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou, no início de Dezembro, apoio aos fármacos GLP-1, que demonstraram eficácia tanto no combate ao sobrepeso como na diabetes, considerando-os uma ferramenta potencialmente essencial para a redução da obesidade, uma condição que actualmente afecta mais de 1 bilião de pessoas a nível global.

















