O Presidente do Irão, Massoud Pezeshkian, instou o Governo a prestar atenção às “reivindicações legítimas” dos manifestantes, conforme reportado pela imprensa estatal.
O pedido surge na sequência de dois dias de protestos que eclodiram em resposta à situação económica crítica enfrentada pelo país.
Durante uma declaração à imprensa, Pezeshkian afirmou ter solicitado ao ministro do Interior, Eskandar Momeni, que estabeleça um diálogo com os representantes dos manifestantes. O Presidente enfatizou a necessidade de que o Governo tome medidas responsáveis para resolver os problemas enfrentados pela população.
Os protestos, que começaram em Teerão, alastraram-se a várias outras cidades na segunda-feira, continuando a agitação pelo terceiro dia consecutivo. As forças de segurança responderam a algumas concentrações com o uso de gás lacrimogéneo, na tentativa de dispersar os manifestantes.
Os comerciantes do Grande Bazar, localizado no sul da capital, fecharam os seus negócios em solidariedade aos protestos, marcando a sua presença na mobilização. O portal estudantil Amirkabir também anunciou que estudantes das universidades Shahid Beheshti e Amirkabir participarão de uma concentração em apoio aos manifestantes.
Com os protestos a ganharem força, a expectativa é que as mobilizações continuem, reflectindo a insatisfação generalizada com a situação económica no Irão.

















