Uma mulher de 42 anos perdeu a vida na localidade de Chókwè, no distrito de Chókwè, na província de Gaza, num aparente caso de envenenamento. A suposta responsável pelo ato é a sua enteada, de apenas 14 anos, em virtude de desavenças familiares.
De acordo com informações fornecidas pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza, Júlio Nhamussua, as relações entre a adolescente e a madrasta eram tensas. A situação piorou quando, recentemente, a madrasta terá destruição de “mechas” de cabelo da menor, um ato que provocou grande indignação e ressentimento na jovem.
Júlio Nhamussua frisou que, por se tratar de uma menor, a adolescente não será responsabilizada criminalmente. Contudo, foi encaminhada para uma subunidade policial, visando garantir a sua protecção contra possíveis represálias por parte de familiares ou da comunidade.
Após ingerir alimentos envenenados, a vítima começou a sentir-se mal e foi socorrida ao centro de saúde local. Devido à gravidade do seu estado, foi posteriormente transferida para o Centro de Saúde de Lhaluquane, onde acabou por falecer.
O porta-voz da PRM fez um apelo à população, destacando a importância de uma convivência harmoniosa nas famílias. Enfatizou que os adultos devem acolher e tratar os filhos do cônjuge com respeito, evitando qualquer forma de abuso, seja psicológico ou físico.
“É importante que a menor receba acompanhamento psicológico, uma vez que está traumatizada pelo incidente”, concluiu Nhamussua.















