Sociedade Guijá: Falta de água afecta mais de 250 famílias em Tomanine

Guijá: Falta de água afecta mais de 250 famílias em Tomanine

A crise de água potável em Tomanine, no distrito de Guijá, afecta mais de 250 famílias, resultante da avaria de quatro sistemas de abastecimento de água que se verifica há quase dois anos. A situação, descrita como crítica, leva os habitantes a recorrerem a fontes de água imprópria para consumo.

Reis Chongo, líder comunitário de Tomanine, relatou que a população enfrenta sérias dificuldades desde a avaria dos sistemas. “Desde o ano antepassado, que somos assolados pela crise de água. De lá até aqui, ainda não fomos socorridos. Pelo menos 250 famílias estão numa situação bastante crítica”, afirmou.

As dificuldades para alcançar os poucos sistemas que ainda estão operacionais agravam a situação, especialmente com a falta de chuvas. As autoridades comunitárias informam que, além de Tomanine, outras comunidades no distrito também estão severamente afectadas.

“Temos pelo menos quatro furos avariados. Por conta disto, a população aglomera-se numa fonte para ter acesso à água. Pedimos que o problema seja resolvido ou novos sistemas, tendo em conta a densidade populacional”, acrescentou Chongo.

Recomendado para si:  Comandante Distrital da PRM em Marracuene morta a tiro por desconhecidos

Jaime Mugabe, Administrador do distrito, reconheceu a urgência da intervenção nas quatro comunidades afectadas, mas indicou que limitações financeiras têm impedido o avanço de projectos que poderiam aliviar a situação. A escassez de chuvas levanta ainda preocupações adicionais, levando à deslocação de gado de Nalazi para áreas como Chiwahene e Nhanguenha.