Internacional Boko Haram mata mais de 60 pessoas em ataque a vila no...

Boko Haram mata mais de 60 pessoas em ataque a vila no nordeste da Nigéria

Um ataque perpetrado por militantes do Boko Haram resultou na morte de pelo menos 60 pessoas na vila de Darul Jamal, localizada na área do governo local de Bama, no nordeste da Nigéria.

O incidente ocorreu durante a noite de sexta-feira e teve como alvo moradores que haviam recentemente retornado de um campo para deslocados internos, conforme relataram as autoridades locais.

Mohammed Babagana, um residente da vila, informou à Associated Press que o ataque foi devastador e causou um elevado número de fatalidades. O governador do estado de Borno, Babagana Zulum, que visitou a comunidade no final da noite de sábado, confirmou que mais de 60 pessoas perderam a vida no ataque.

Modu Gujja, presidente do governo local de Bama, acrescentou que mais de uma dúzia de casas foram consumidas pelas chamas e que mais de 100 pessoas foram forçadas a abandonar as suas residências em consequência da violência.

O Boko Haram, um grupo jihadista que luta desde 2009 contra a educação ocidental e pela imposição de uma interpretação radical da lei islâmica, tem sido responsável por um conflito que se alastrou para as regiões vizinhas do norte da Nigéria, incluindo o Níger.

Recomendado para si:  Fase final do julgamento de Jair Bolsonaro tem início hoje

De acordo com informações das Nações Unidas, o conflito resultou na morte de aproximadamente 35 mil civis e no deslocamento de mais de 2 milhões de pessoas.