Cinco mineiros foram encontrados mortos na mina de cobre El Teniente, propriedade da Codelco, no Chile, após um terramoto de magnitude 4,2 que atingiu a região na última quinta-feira (31).
O incidente, que ocorreu por volta das 17h30 (horário local), provocou o colapso de parte da estrutura da mina, deixando os trabalhadores presos.
A Codelco, empresa estatal responsável pela mina, confirmou que a primeira vítima foi identificada algumas horas após o acidente. Com a confirmação dos cinco falecimentos, a empresa decidiu reduzir as actividades na mina, considerada o maior depósito subterrâneo de cobre do mundo.
As operações de resgate continuam em busca de um último trabalhador que permanece desaparecido. O gerente geral da mina, Andrés Music, informou em colectiva de imprensa que, embora as chances de encontrar o último mineiro com vida sejam escassas, ainda há a esperança de que possa existir um espaço seguro atrás do desabamento.
As autoridades seguem mobilizadas para tentar localizar o trabalhador desaparecido, enquanto a tragédia gera consternação entre as comunidades afectadas.