Destaque Queda de helicóptero militar da União Africana provoca mortes na Somália

Queda de helicóptero militar da União Africana provoca mortes na Somália

Um helicóptero militar operado pela União Africana caiu no aeroporto de Mogadíscio, capital da Somália, resultando na morte de pelo menos três pessoas, conforme confirmaram as autoridades locais.

A aeronave, que transportava oito pessoas, tinha partido do Campo de Aviação de Baledogle, situado na região de Lower Shabelle, no Sul da Somália. Originalmente pertencente à Força Aérea de Uganda, o helicóptero era utilizado pela missão de paz da União Africana, de acordo com informações da imprensa internacional.

Felix Kulaigye, porta-voz do exército de Uganda, informou que três pessoas conseguiram escapar da aeronave com queimaduras e que os cinco restantes “ainda não foram encontrados”. Os sobreviventes foram imediatamente transportados para um hospital, enquanto operações de busca e resgate estão a ser realizadas para localizar os demais tripulantes e passageiros, conforme indicado numa declaração da missão de paz da UA, citada pela African News.

A Missão de Apoio e Estabilização da União Africana na Somália (AUSSOM) conta com mais de 11 mil soldados oriundos de países como Uganda e Quénia. Esta missão tem como objectivo apoiar as autoridades somalianas no combate ao grupo al-Shabab, que está ligado à Al-Qaeda e tem perpetuado uma insurgência violenta no país desde meados dos anos 2000.

Recomendado para si:  Ex-guerrilheiros da RENAMO criticam liderança de Ossufo Momade