Um jovem de 27 anos foi detido no distrito de Chókwè, na Província de Gaza, sob a acusação de ter furtado 97 telefones celulares, quatro caixas de protectores, uma caixa de bolachas e cerca de cinco mil meticais de um estabelecimento comercial.
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) informou, através do jornal “Miramar”, que o suspeito já possui um histórico criminal, tendo cumprido pena por crimes semelhantes. Neste episódio, o jovem confessou ter agido sozinho durante o furto, que ocorreu por volta das 23 horas.
Após cometer o crime, ele chamou um comparsa, que se encontra actualmente em fuga, com o intuito de transportar e ocultar os produtos subtraídos. O plano do suspeito era vender os celulares a um preço de 500 meticais cada.
Durante as diligências, as autoridades conseguiram recuperar 63 dos 97 aparelhos roubados. No entanto, o indiciado refutou a sua participação no furto do dinheiro, bem como das caixas de protectores e da caixa de bolachas, afirmando que apenas levou os celulares.
O porta-voz do SERNIC destacou que a detenção foi facilitada pela denúncia do proprietário do estabelecimento, que calcula que os prejuízos causados pelo crime são da ordem dos 200 mil meticais.