As chuvas torrenciais que assolaram o Paquistão desde o início da época das monções, no final de Junho, resultaram na morte de 221 pessoas, sendo mais de 100 crianças entre as vítimas.
A informação foi confirmada por um porta-voz da Autoridade de Gestão de Desastres, em declarações à Agência France Presse (AFP). As fatalidades ocorreram entre 26 de Junho e 21 de Julho, com as vítimas perdendo a vida devido ao colapso das suas habitações, arrastadas por cheias repentinas ou electrocutadas.
Além dos números já reportados, as autoridades informaram que deslizamentos de terra na região Norte do Paquistão, consequência das intensas chuvas de verão, resultaram na morte de três pessoas, com 15 indivíduos ainda dados como desaparecidos.
Muitas das vítimas eram turistas provenientes de outras partes do país que se encontravam a visitar a província de Gilgit-Baltistan, famosa pelos seus vales verdejantes e lagos cristalinos, quando foram surpreendidos por um deslizamento de terras numa estrada montanhosa.