O músico moçambicano LW e o seu acompanhante foram detidos nesta sexta-feira (6), no bairro da Mafalala, na cidade de Maputo, sob a acusação de comercialização de cinco saquetas de cocaína.
Segundo a porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Marta Pereira, a droga, que estava disfarçada em saquetas, totalizava cerca de dois quilogramas. A avaliação da mercadoria apreendida ascende a aproximadamente 40 mil meticais, sendo que a cocaína é uma substância de difícil acesso no território nacional, onde a cannabis sativa, conhecida localmente como suruma, é a droga mais consumida e comercializada.
Marta Pereira destacou que a colaboração com outras forças policiais tem sido fundamental para o desmantelamento de redes de tráfico de drogas e para a neutralização de fornecedores de estupefacientes em áreas residenciais.
A porta-voz revelou que estão em curso operações coordenadas com o Serviço de Investigação Criminal (SERNIC) para identificar os responsáveis pela distribuição desses produtos, que têm sido comercializados até em instituições de ensino.