Sociedade MRM alerta turistas em Pemba para os perigos da compra de rubis...

MRM alerta turistas em Pemba para os perigos da compra de rubis ilegais

A Montepuez Ruby Mining (MRM), empresa que opera na localidade de Namanhumbir, no distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado, fez um apelo aos turistas que se encontram na capital provincial, Pemba, para que se abstenham de adquirir rubis a vendedores ilegais.

A MRM, que é detida em 75% pela empresa britânica Gemfields e em 25% pelo parceiro moçambicano Mwiriti Limitada, expressou preocupação com a presença de vendedores ilegais de rubis em pontos turísticos de Pemba, os quais colaboram com turistas estrangeiros na venda de rubis extraídos ilegalmente, frequentemente em hotéis bem conhecidos da região.

No comunicado emitido, a empresa alerta que, para além de estarem a pagar preços elevados por rubis de qualidade inferior e ilegalmente extraídos, existem relatos de membros das autoridades envolvidas na extorsão de dinheiro aos turistas, ameaçando-os por adquirirem esses rubis ilegais.

A MRM já partilhou esta situação com as autoridades a nível distrital, provincial e nacional, com a expectativa de que sejam implementadas medidas mais eficazes contra aqueles que financiam, facilitam e incentivam o comércio ilegal de rubis em Moçambique.

Recomendado para si:  Ataques de animais selvagens deixam população em pânico no distrito de Mecula

Segundo a nota, a venda ilegal de rubis prejudica a economia do país e a sua população, uma vez que privam Moçambique de receitas fiscais essenciais provenientes dos recursos minerais.

Nos últimos anos, o governo ordenou a retirada de licenças de mineração em Cabo Delgado, pois várias empresas que receberam licenças anteriormente não realizaram os investimentos necessários. A província contava com 595 títulos de mineração, dos quais, devido à inactividade, pelo menos 200 licenças foram revogadas.

Cabo Delgado atraiu grupos empresariais nos últimos anos, que solicitaram vastas áreas para a exploração de recursos do subsolo, especialmente rubis, ouro e outras pedras preciosas. Contudo, entre as várias licenças concedidas, actualmente apenas oito concessões de mineração estão em actividade na província.