O Ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, instou os funcionários públicos a adoptarem uma postura mais proactiva na preservação de arquivos documentais através da digitalização. Esta iniciativa visa assegurar a segurança e a fácil acessibilidade das informações.
A declaração do ministro ocorreu durante as celebrações do Dia Internacional dos Arquivos, que este ano se comemora sob o lema “Arquivos Acessíveis, Arquivos para Todos”, no distrito de Matutuíne, na província de Maputo.
Inocêncio Impissa destacou que os arquivos constituem um património nacional que deve ser valorizado e protegido, possibilitando a ligação entre as gerações presentes e futuras. “Os arquivos conectam todos os cidadãos à história, à cultura e ao conhecimento na construção de Moçambique e do nosso futuro, tendo em conta a importância da salvaguarda da memória colectiva e da promoção do acesso à informação, essencial para o exercício dos nossos direitos”, afirmou.
O ministro sublinhou também a necessidade de reflexão sobre a importância de tornar os arquivos inclusivos e preparados para os desafios da era digital. “A administração pública deve ser mais aberta, mais próxima e mais proactiva no atendimento ao cidadão”, reforçou Impissa.
Durante o seu discurso, mencionou ainda os riscos associados ao armazenamento inadequado de equipamentos obsoletos nas unidades de arquivos, incluindo computadores e máquinas fotocopiadoras avariadas. O ministro alertou para que situações mais graves, como o armazenamento de restos de comida junto a documentos, podem provocar o aparecimento de fungos e bactérias, que comprometem as condições de conservação dos arquivos.
O Dia Internacional dos Arquivos foi estabelecido pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos em 2007 e é celebrado anualmente a 09 de Junho, data que coincide com a fundação do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) pela UNESCO em 1948. Moçambique celebra esta data desde 2012, através de actividades que incluem palestras, debates e visitas a arquivos.