Internacional Ex-ministro Finanças do Gana alvo de mandado internacional por suspeitas de corrupção

Ex-ministro Finanças do Gana alvo de mandado internacional por suspeitas de corrupção

Kenneth Ofori-Atta, ex-ministro das Finanças e Planeamento Económico do Gana, foi inscrito na lista vermelha de alertas da Interpol, acusado de utilização indevida de cargo público para benefício pessoal.

Em declarações à “African News”, reporta-se que, a 12 de Fevereiro deste ano, o Gabinete do Promotor Especial do Gana (OSP) declarou Ofori-Atta como procurado e fugitivo da justiça, uma vez que abandonou o país sem previsão para o seu regresso à jurisdição.

O OSP informou Ofori-Atta da sua condição de suspeito em várias investigações de corrupção e convocou-o para comparecer a uma reunião marcada para uma data específica. Passados seis dias, foi anunciado que Ofori-Atta manifestou interesse em reagendar a reunião para Maio, o que resultou na sua exclusão temporária da lista de procurados.

No entanto, o ex-ministro não compareceu à nova convocação, levando as autoridades ganesas a solicitar à Interpol a sua inclusão na lista vermelha, a fim de que fosse detido até à sua extradição.

As acusações que pesam sobre Ofori-Atta incluem a infracção de procedimentos de aquisição relacionados à compra de ambulâncias e a um projecto de catedral nacional que permanece inacabado, apesar de um investimento governamental que rondou os 58 milhões de dólares.

Recomendado para si:  Zelensky aplaude acordo em Gaza e manifesta esperança de paz na Ucrânia

Kenneth Ofori-Atta refutou as acusações, alegando ter sido tratado injustamente e justificando a sua ausência com a necessidade de tratamento médico fora do país.

O ex-ministro ocupou o cargo de 10 de Janeiro de 2017 até 14 de Fevereiro de 2024, sob a presidência de Nana Akufo-Addo, do Novo Partido Patriótico (NPP). Em Outubro de 2022, 80 legisladores do NPP exigiram a demissão de Ofori-Atta, acusando-o de má gestão económica.