Dois terroristas islâmicos foram mortos e um membro das forças locais ficou ferido em confrontos nas florestas da comunidade de Novo Cabo Delgado, na província norte de Cabo Delgado.
De acordo com uma fonte citada pela Agência de Notícias de Portugal (Lusa), os confrontos ocorreram na quinta-feira a cerca de 50 quilómetros da cidade de Macomia. “Obtivemos embates que se prolongaram por dois dias, onde infligimos pesados golpes ao inimigo no seu reduto. Eliminámos dois terroristas e um dos nossos colegas ficou ferido, mas o ferimento não é grave”, referiu a fonte, falando a partir de Macomia.
No decorrer da operação para neutralizar os armados, foi possível interromper uma linha de comunicação com o grupo extremista Estado Islâmico (ISIS).
Há pouco mais de uma semana, o Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade por um ataque a um acampamento militar moçambicano em Macomia, alegando ter eliminado pelo menos 10 soldados. Esta afirmação não foi confirmada pelas autoridades moçambicanas.
Num comunicado divulgado nos seus canais de propaganda, o Estado Islâmico acrescentou que um acampamento militar moçambicano foi destruído nesse ataque alegado. Este foi o segundo ataque deste tipo em menos de um mês, após um incidente semelhante no distrito de Muidumbe, onde o grupo afirmou ter morto 11 soldados moçambicanos.
Em Maio, um navio oceanográfico russo foi alvo de um ataque armado em alto-mar por assaltantes desconhecidos numa zona de Cabo Delgado frequentemente atacada por extremistas que se dirigem aos pescadores locais.
Ainda em Maio, quatro soldados ruandeses foram mortos por terroristas, vítimas de uma emboscada, numa floresta no distrito de Mocímboa da Praia.