O antigo Presidente da Zâmbia, Edgar Chagwa Lungu, faleceu na quinta-feira (05), aos 68 anos, conforme anunciado pelo seu partido, a Frente Patriótica.
A informação revela que Lungu estava internado no Mediclinic Medforum Hospital, em Pretória, África do Sul, no momento do seu falecimento.
Edgar Lungu ocupou o cargo de Presidente da Zâmbia de 26 de Janeiro de 2015 até 24 de Agosto de 2021, quando perdeu as eleições para o seu opositor de longa data e actual Presidente zambiano, Hakainde Hichilema. Durante o seu mandato, Lungu foi reconhecido por melhorar a posição internacional da Zâmbia, fortalecendo as relações diplomáticas com os países vizinhos, incluindo Moçambique. Contudo, enfrentou críticas por implementar medidas de segurança consideradas excessivas.
Em resposta à notícia da sua morte, o Chefe do Estado moçambicano, Daniel Chapo, expressou o seu pesar e enviou uma mensagem de condolências ao Presidente da República da Zâmbia, Hakainde Hichilema. Na sua mensagem, Chapo manifestou profunda consternação pelo falecimento do antigo estadista, enfatizando a importância do seu contributo para a democracia e a estabilidade da Zâmbia e da região.