Destaque Pai condenado a 24 anos de prisão por abusar e privar de...

Pai condenado a 24 anos de prisão por abusar e privar de liberdade o próprio filho

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo proferiu uma sentença exemplar ao condenar Bruno Mateus, de 41 anos, a uma pena de 24 anos de prisão. 

O homem foi considerado culpado pelos crimes de abuso sexual, violência doméstica e cárcere privado contra o seu filho de apenas 12 anos, actos estes que ocorreram em Janeiro deste ano.

Durante a leitura da sentença, o juiz Fernando Macamo, da 8.ª Secção, expôs os detalhes perturbadores da situação que a vítima foi forçada a enfrentar. Bruno Mateus obrigava o filho a assistir a filmes pornográficos e a presenciar actos sexuais entre ele e a mãe da criança. Para agravar ainda mais a situação, o arguido introduzia substâncias ilícitas na alimentação do filho, com o claro objectivo de o manipular e abusar sexualmente.

O juiz Macamo também salientou que o réu impediu a criança de frequentar a escola, resultando na retenção da vítima na terceira classe aos 10 anos, algo que teve um impacto devastador na sua educação e desenvolvimento.

Além da pena de prisão, o tribunal determinou que Bruno Mateus deverá pagar uma indemnização de 100 mil meticais à vítima, como forma de reparação pelos danos causados.

Recomendado para si:  Cidadão baleado mortalmente no bairro de Nkobe