O vice-presidente do Irão, Shahram Dabiri, foi destituído do seu cargo em resultado de uma viagem controversa à Antártida, considerada “extravagante” pelas autoridades do regime iraniano. A decisão foi anunciada pelo presidente Masoud Pezeshkian.
A polémica em torno de Dabiri começou quando ele partilhou nas redes sociais imagens da sua estadia junto ao navio de cruzeiro Plancius, famoso por oferecer experiências de luxo no continente antárctico. A divulgação das fotografias provocou uma onda de críticas, especialmente em um contexto de dificuldades económicas que o Irão enfrenta.
Em resposta à situação, o presidente Pezeshkian sublinhou que viagens desta natureza “não são defensáveis nem justificáveis” e reafirmou a necessidade de priorizar a honestidade e a justiça em tempos de crise. “Nossa amizade de longa data e seus serviços inestimáveis na vice-presidência não impedem a priorização da adesão à honestidade, à justiça e às promessas feitas ao povo”, declarou o presidente ao formalizar a destituição de Dabiri.