Uma unidade especial da polícia sul-africana anunciou a exitoso resgate de um missionário norte-americano que, segundo informações, havia sido sequestrado durante um culto na semana passada, na cidade de Port Elizabeth.
O incidente ocorreu na província do Cabo Oriental, onde o missionário foi encontrado escondido dentro de um veículo, numa operação que decorreu num subúrbio do município de Nelson Mandela Bay.
Durante a ação de resgate, a polícia enfrentou resistência armada, resultando na morte de três supostos raptores, abatidos em troca de tiros com as autoridades. As circunstâncias em que o sequestro ocorreu e o desenlace da operação têm gerado grande atenção e preocupação na comunidade local e entre os missionários estrangeiros que actuam na região.
Um relatório dos serviços de estatísticas da África do Sul, divulgado em Julho do ano passado, revela que o país regista anualmente mais de 16 mil sequestros, com 85% das vítimas a serem mulheres e crianças.
Este alarmante panorama de criminalidade tem incentivado um debate sobre a segurança pública e as medidas necessárias para proteger os cidadãos e visitantes.