Pelo menos sete voos internacionais foram cancelados no Aeroporto Internacional Ngurah Rai, em Bali, na sequência da erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki, localizado na ilha de Flores.
A erupção iniciou às 22h56, hora local, e durou aproximadamente 11 minutos, liberando uma coluna de cinzas que se elevou a cerca de 8 mil metros acima do cume da montanha.
De acordo com um comunicado da agência indonésia de vulcanologia, a erupção foi acompanhada de ruidosos estrondos, que puderam ser ouvidos a mais de 80 quilómetros a leste, na localidade de Maumere, e a mais de 50 quilómetros a oeste, no distrito de Larantuka. Em resposta à actividade vulcânica, as autoridades elevaram o nível de alerta para o máximo da escala, que conta com quatro níveis, e estabeleceram um perímetro de exclusão de sete a oito quilómetros ao redor do vulcão.
Embora as operações no aeroporto local de Flores não tenham sido afectadas pelas cinzas, a situação causou atrasos em outros voos tanto locais quanto internacionais. O impacto da erupção é significativo, uma vez que em Novembro passado, o mesmo vulcão já havia provocado uma série de erupções que resultaram em nove vítimas mortais, obrigaram ao cancelamento de dezenas de voos e forçaram a evacuação de milhares de residentes.