Internacional Trump envia carta ao Irão com prazo para negociações sobre programa nuclear

Trump envia carta ao Irão com prazo para negociações sobre programa nuclear

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao Irão, instando o país a entrar em negociações sobre o seu programa nuclear. 

De acordo com informações do meio de comunicação norte-americano Axios, o documento estabelece um prazo de dois meses para que se chegue a um novo acordo, embora não esteja claro quando se inicia a contagem decrescente – se a partir da recepção da carta ou do início das negociações.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ismail Baghaei, confirmou em um comunicado emitido a 13 de Março que o Irão está a “avaliar” a carta. “A decisão sobre a forma de responder será tomada após uma avaliação e investigação exaustivas”, acrescentou Baghaei.

A carta foi entregue no dia 12 de Março por Anwar Gargash, conselheiro diplomático do Presidente dos Emirados Árabes Unidos, ao ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araqchi. Na missiva, Trump expressou ao Ayatollah Ali Khamenei a sua intenção de resolver a disputa relativa ao programa nuclear iraniano por via diplomática, advertindo que, caso as negociações não fossem frutíferas, haveria outras formas de abordar a questão.

Recomendado para si:  Tempestade tropical Halong provoca um morto e dois desaparecidos no Alasca

Ao confirmar a recepção da carta, Khamenei, a mais alta autoridade política e religiosa da República Islâmica, interpretou a iniciativa de Trump como uma tentativa de promover um diálogo para justificar a narrativa de que “o Irão se recusa a negociar”. O líder iraniano também recordou que o anterior governo republicano abandonou, durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021), o pacto nuclear de 2015, o que complicou as relações entre os dois países.