Sociedade Número de mortes em acidente em Gondola aumenta para 23

Número de mortes em acidente em Gondola aumenta para 23

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O trágico acidente ocorrido em Gondola, na província de Manica, resultou na morte de 23 pessoas, segundo confirmou, na terça-feira, o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Leonel Muchina. 

Além das fatalidades, o sinistro deixou um ferido grave, dois feridos ligeiros e provocou danos materiais significativos na viatura semi-colectiva de passageiros envolvida.

Em declarações à imprensa, Leonel Muchina explicou que, segundo as investigações preliminares, os principais factores que contribuíram para o acidente foram o trânsito em contramão e a velocidade excessiva. “Do sinistro, lamentavelmente, e de forma actualizada, damos a conhecer que resultou em 23 óbitos, um ferido grave, dois feridos ligeiros e danos materiais avultados”, disse o porta-voz.

Além deste trágico episódio, Leonel Muchina também forneceu dados que revelam uma preocupante tendência no que toca à segurança rodoviária. Entre os dias 14 e 24 de Março, foram registados 16 acidentes de viação significativos, um aumento em relação aos 14 acidentes do mesmo período em 2022. Dentre esses incidentes, destacam-se cinco atropelamentos, dois despistes e um choque entre veículos, todos relacionados a comportamentos de condução imprudentes, como a velocidade excessiva e o trânsito em contramão.

No total, os sinistros resultaram em 37 mortes, além de três feridos graves e oito ligeiros, alertando para a necessidade urgente de medidas eficazes para melhorar a segurança nas estradas moçambicanas. As autoridades policiais apelam à população para respeitarem as regras de trânsito, com o objectivo de evitar tragédias semelhantes no futuro.