A Montepuez Ruby Mining (MRM) emitiu um alerta sobre os crescentes perigos associados à mineração ilegal, na sequência de um incidente ocorrido no passado dia 18 de Março, na sua concessão em Namanhumbir, na província de Cabo Delgado.
O episódio resultou no ferimento a bala de um mineiro ilegal, durante um confronto com uma patrulha das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
De acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira (24), o incidente teve lugar às 10h40, quando um grupo significativo de mineiros ilegais foi identificado a operar na área concessionada à MRM. O comunicado esclarece que “os indivíduos terão avançado de forma hostil contra uma equipa de patrulha das FADM, o que motivou disparos de alerta, tendo um dos mineiros sido atingido no membro inferior”.
O mineiro ferido, um homem de 29 anos, natural do distrito de Mogolovas, na província de Nampula e residente na aldeia de Nanuni, recebeu assistência imediata na clínica da MRM antes de ser transferido para o Hospital Distrital de Montepuez, onde lhe foram prestados cuidados médicos complementares.
A MRM reafirma o seu compromisso com a sensibilização das comunidades vizinhas, que servem muitas vezes de refúgio temporário para mineiros ilegais. A empresa visa, assim, alertar a população sobre os riscos humanos, legais e ambientais associados à exploração clandestina de recursos naturais.
Este incidente foi já comunicado às autoridades distritais, provinciais e nacionais, com a expectativa de que sejam implementadas medidas mais eficazes e coordenadas no combate àqueles que financiam, facilitam ou incentivam o comércio ilícito de rubis.