Sociedade Montepuez Ruby Mining alerta para os perigos da mineração ilegal após incidente...

Montepuez Ruby Mining alerta para os perigos da mineração ilegal após incidente em Cabo Delgado

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

A Montepuez Ruby Mining (MRM) emitiu um alerta sobre os crescentes perigos associados à mineração ilegal, na sequência de um incidente ocorrido no passado dia 18 de Março, na sua concessão em Namanhumbir, na província de Cabo Delgado. 

O episódio resultou no ferimento a bala de um mineiro ilegal, durante um confronto com uma patrulha das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

De acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira (24), o incidente teve lugar às 10h40, quando um grupo significativo de mineiros ilegais foi identificado a operar na área concessionada à MRM. O comunicado esclarece que “os indivíduos terão avançado de forma hostil contra uma equipa de patrulha das FADM, o que motivou disparos de alerta, tendo um dos mineiros sido atingido no membro inferior”.

O mineiro ferido, um homem de 29 anos, natural do distrito de Mogolovas, na província de Nampula e residente na aldeia de Nanuni, recebeu assistência imediata na clínica da MRM antes de ser transferido para o Hospital Distrital de Montepuez, onde lhe foram prestados cuidados médicos complementares.

A MRM reafirma o seu compromisso com a sensibilização das comunidades vizinhas, que servem muitas vezes de refúgio temporário para mineiros ilegais. A empresa visa, assim, alertar a população sobre os riscos humanos, legais e ambientais associados à exploração clandestina de recursos naturais.

Este incidente foi já comunicado às autoridades distritais, provinciais e nacionais, com a expectativa de que sejam implementadas medidas mais eficazes e coordenadas no combate àqueles que financiam, facilitam ou incentivam o comércio ilícito de rubis.