Sociedade Moçambique regista aumento preocupante de acidentes de viação em 2025

Moçambique regista aumento preocupante de acidentes de viação em 2025

A sinistralidade rodoviária em Moçambique registou um aumento significativo nos primeiros dois meses de 2025, com 134 óbitos resultantes de acidentes de viação, um acréscimo de 40 mortes (43%) em comparação com o mesmo período de 2024, que contabilizou 94 vítimas mortais. 

Os dados foram apresentados pelo Chefe da Repartição de Investigação e Peritagem de Acidentes de Viação no Departamento de Trânsito do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique, Agostinho Amor, durante uma entrevista à Rádio Moçambique.

Os números indicam que os 134 óbitos este ano resultaram de 110 acidentes, um aumento em relação aos 92 acidentes registados no ano anterior. Além disso, o número de pessoas feridas com gravidade aumentou de 74 para 130, representando um alarmante aumento de 76%. As lesões ligeiras também subiram, passando de 151 para 237, o que corresponde a um aumento de 57%.

As autoridades não só observaram um aumento nas fatalidades, mas também relataram um crescimento nos danos materiais significativos, embora os danos ligeiros tenham diminuído. A cidade de Maputo destacou-se como a mais afectada, com 20 acidentes que resultaram em 20 mortes.

Recomendado para si:  Governo de Moçambique anula concessão de estradas na província de Gaza

Outras províncias também enfrentaram situações críticas: Gaza registou 19 acidentes e 22 mortes; Inhambane contabilizou 14 acidentes e 16 óbitos; e a província de Maputo teve 16 acidentes, resultando em 32 mortes. Em Manica, foram registados 11 acidentes e sete óbitos, excluindo um sinistro trágico que causou 23 mortes.

De acordo com Agostinho Amor, a principal causa de sinistralidade continua a ser o atropelamento de peões, com 43 atropelamentos resultando em 39 óbitos este ano, em comparação com 35 atropelamentos no ano anterior. Os choques entre automóveis foram a segunda principal causa, com 24 acidentes e 41 mortes. Seguiram-se os despistes, que resultaram em 25 acidentes e 30 óbitos, e os choques entre carros e motos, com nove acidentes e nove mortes.

As causas dos acidentes foram atribuídas, em grande parte, à desobediência às regras de condução, destacando-se a velocidade excessiva, que esteve na origem de 68 acidentes, bem como a condução sob efeito de álcool, ultrapassagens irregulares e deficiências mecânicas.