Destaque Hospital Central de Nampula inicia campanha de cirurgias para combater fístulas obstétricas

Hospital Central de Nampula inicia campanha de cirurgias para combater fístulas obstétricas


Teve início no Hospital Central de Nampula, uma campanha dedicada ao tratamento de fístulas obstétricas. Esta iniciativa é coordenada pela Associação Fistula Foundation em colaboração com o Ministério da Saúde.

O principal objectivo da campanha é melhorar a saúde das mulheres e das raparigas, restituindo a integridade física, a auto-estima e a dignidade das pacientes, facilitando assim a sua reintegração nas famílias e comunidades.

O médico-cirurgião Igor Vaz, representante da Focus Fistula, destacou que muitas mulheres e raparigas sofrem de fístulas devido a partos realizados fora do ambiente hospitalar, especialmente nas áreas suburbanas.

“Na última campanha, recebemos cento e setenta mulheres e conseguimos operar cem. Nesta edição, vamos esforçar-nos para operar o máximo de mulheres possível e resolver o problema. Não se trata apenas de números, mas sim do bem-estar das mulheres. A fístula é uma condição prevenível, o que torna desnecessária a nossa presença aqui. As mulheres devem comparecer às consultas de pré-natal, onde as enfermeiras de saúde materna têm a capacidade de identificar casos complicados e encaminhar para hospitais adequados”, afirmou o médico.

Recomendado para si:  Cancro do colo do útero mata cerca de 4.600 mulheres por ano em Moçambique

Destaques da semana