Um adolescente de 14 anos morreu no interior da sua escola, situada no Município da Matola, após ter consumido bebidas alcoólicas de baixo custo, conhecidas popularmente como “xivotxongo”.
De acordo com testemunhas, o jovem começou a sentir-se mal logo após a ingestão da bebida, sendo prontamente assistido por colegas e professores que o transportaram para o Hospital Provincial da Matola. Apesar dos esforços das equipas médicas, o aluno foi declarado morto pouco tempo depois de chegar à unidade hospitalar.
As circunstâncias que permitiram ao jovem aceder a estas bebidas ainda estão a ser investigadas. Contudo, moradores da localidade referem que a disponibilidade de álcool barato e de qualidade duvidosa é crescente, sendo facilmente adquirido por adolescentes em mercados informais.
As autoridades de saúde têm alertado para os perigos do consumo de “xivotxongo”, que está associado a intoxicações, problemas de saúde crónicos e, em casos extremos, à morte. A direcção da escola onde ocorreu o acidente optou por não se pronunciar de imediato, aguardando os resultados das investigações por parte das autoridades policiais.
Este incidente reabre a discussão sobre o consumo de álcool entre alunos, especialmente nas escolas secundárias.